segunda-feira, 29 de outubro de 2007

[ Movimento Social ] Um curto relato do último dia 26 de Outubro

O 26 de outubro é o dia nacional de luta pelo passe livre; debates, manifestações e em outras cidades até mesmos prisões arbitrárias ocorreram na edição de 2007.
Em Joinville organizou-se uma manifestação na Praça da Bandeira, ao pé do monumento ao Colonizador, eram por volta de 18h00min e o número de estudantes passava dos 80 presentes, a bateria do passe livre estavam com mais membros, mais alegria e mais energias.

Em particular, minha disposição para a manifestação estava reduzida a participar quase que silenciosamente das atividades programadas. Mas ao chegar na praça e encontrar todos (as) os amigos e as amigas: a disposição se transformou em motivação para argumentar e cantar em prol do passe livre.

Nas ruas Dona Francisca, Princesa Isabel, Mario Lobo, XV de Novembro, Príncipe, Nove de março e o retorno a praça da bandeira. Os gritos, as canções, a bateria, o zarcão amarelo lotado, a catraca, o chamado crítico aos estudantes do IELUSC, o fechamento da esquina da Rua João Colin com Princesa Izabel, a intervenção na sede da Passe Bus ( administradora da bilhetagem eletrônica ), enfim a catraca em chamas !

Nesse dia 26 de outubro, a maneira de construir laços efetivos de democracia com os elementos da diversidade da cidade, levando em consideração as pessoas e não o dinheiro foi a melhor maneira de me animar e despertar minha alegria. Como se tudo fosse uma maniFESTAção.

Algumas fotos aqui

Um comentário:

Emanuelle Carvalho disse...

Legal!
Não compareci,
uma pena.
Esse maldito braço ainda me leva a loucura! mas logo sara.
Bom,
a mesma história, as mesmas catracas, só o preço que nunca continua o mesmo.
O jeito é não parar de lutar;
beijos meu querido.

Nos falamos!