terça-feira, 6 de maio de 2008

[ Livro ] Um cego e os ruídos.


“O barulho do vinil que cai no prato do toca-discos é um suspiro rápido, amortecido pela poeira. O ruído dp braço que se solta do suporte é um soluço contido, como um estalido de língua, mas sem umidade, seco. Uma lígua de plástico.” Carlo Lucarelli

Eu tenho um grande amigo chamado Alberto, volta e meia vira alguém e diz: “A biblioteca pessoal do Maikon tem livros sobre luta de classes em qualquer período da História”. É simplesmente uma divertida brincadeira de um grande sujeito.

Um exemplo conrário ao que Alberto propaga é o livro que comprei nesse fim de semana, o nome do livro é “Almost Blue”, do escritor italiano Carlo Lucarelli, segundo a orelha do livro o sujeito é umas das principais figuras dos novos escritores – ativista da Itália

Um livro para me agradar ao seu ter um primeiro parágrafo instigante, ou de beleza. E nas primeiras páginas de Carlo Lucarelli são de uma beleza formidável. Segundo a orelha do livro nas páginas seguintes encontrarei diversos elementos da cultura pop, nada importa o que diz as orelhas de todos os livros do mundo.

O personagem até aqui é um homem que gosta das músicas para cantar de olhos fechados, porque é cego desde nascimento, talvez seja por causar a sensação de que os outros ouvintes e cantores tenham sua sensação. Um homem cego “vê” por meio de ruídos:

“O azul, por exemplo, com esse zê no meio, é a cor do azeite, das zebras e dos besouros. Vasos, vielas e cavalos são violeta e amarelo é a cor pontiaguda do martelo.” Carlo Lucarelli

É mais ou menos por aí, entender às coisas ao redor sem tocar, somente por meio dos ruídos da cidade de Bolonha, por onde passa a história. Melhor voltar às páginas e devorar cada uma delas da literatura contemporânea e sentir a felicidade de saber de que na literatura italiana existe vida além de Umberto Eco e Ítalo Calvino.

P.S: Nada contra as duas figuras das palavras italiana, mas só to de saco cheio com a apologia e elogios aos por dois, especialmente presente no curso de história.

P.S: Alberto, veja os livros na minha casa com mais calma. Hihihi

P.S 2: Estou nas páginas iniciais desse livro, ao acabar escrevo alguma coisa mais completa.

Fontes das imagem:
1 - http://www.lojaconrad.com.br/produto.asp?id=336&cat=
2 - http://www.carlolucarelli.net/index2.htm

Nenhum comentário: