segunda-feira, 26 de maio de 2008

[Livros] Come-come, pac man ou Conrad.

Um come-come está devorando os espaços do meu armário de livros, na verdade são diversos come-come. Você sabe o come-come, aquele joguinho do Pac-Man ?

Para ser mais exato o tal come-come são os livros lançados pela Editora Conrad, que mantém um logo próximo ao desenho do “personagem” do famigerado joguinho da década de 1980.

O jogo é dos anos 80, já a editora é de 1993 e tem sede na cidade de São Paulo.

O primeiro livro lançado que caiu em minha mão foi o babaca 02 Neurônios. Depois passaram editar a Coleção Baderna, livros que aproveitaram a efervescência dos movimentos “anti-capitalistas” do final de 1990 que ganharam as páginas dos principais jornais do mundo como nos eventos que barraram o Encontro da Organização Mundial do Comércio – OMC – em Seattle ( 1999 ) e depois passaram articular a resistência anti-capitalista em todos os cantos do mundo, ou seja “enquanto os donos do mundo globalizavam o capital, os povos globalizavam a resistência”.

Os lançamentos da Conrad não estão nas livrarias para alimentar nenhuma revolução social, estão para manter a editora no mercado, porém diversos lançamentos contribuíram para o debate de diversas práticas que surgiram em solo brasileiro. Especialmente no circuito culturais e contra-culturais da juventude do final dos anos 1990 até o presente momento.

A intenção desse “post” é expressar que a Coleção Baderna me pegou de jeito e passei a consumir os livros deles, depois foram os de História em Quadrinhos e nos últimos tempos os livros de literatura contemporânea.

Não vou discorrer sobre essas leituras, mas sim fazer a dica: visite o seguinte link: http://www.toplivros.com.br que é Top Livros, uma livraria de ponta de estoque, que nos últimos meses está vendendo muita coisa a preço de banana, especificamente os livros da Conrad. Então, deseja ler e ta sem grana, visite a página da Top Livros ou visite alguma das livrarias deles, porque são uma rede e é possível encontrar em vários cantos.

Uma breve lista do andei comprado com essa livraria de ponta de estoque:

Vallat. Uma investigação dadaísta
Abutre
Mr. Natural
A arte inimigo do povo
Q
54
Apocalipse Motorizado
Televisionários
Almost Blue

Entre outros. Vale a pena conferir.

P.S: desses livros li somente Vallt, Abutre, Mr. Natural, Almost Blue e Televisionários. E de alguns escrevi no blog.

Nenhum comentário: