sexta-feira, 6 de junho de 2008

[Anarquismo] Rápidas observações da primeira reunião do GEIPA.

Na noite de ontem estive participando da primeira reunião de estudos do Grupo de Estudos das Idéias e Práticas Anarquistas – GEIPA – e ao meu lado estavam outras cinco pessoas, outros dois participantes faltaram e demonstrando uma característica de comprometimento ao buscaram avisar da ausência .

A discussão das idéias e da história do anarquismo pode trazer uma interpretação de olhares nostálgicos a essa trajetória de luta, felizmente no primeiro encontro aconteceu o contrário, talvez porque a história de vida de cada participante estarem ligados a militância social, com nos movimentos estudantis secundaristas, universitários, operário e cultural. E nas próprias falas predominou a necessidade do anarquismo como uma perspectiva ideológica de transformação social.

Os quatros textos do primeiro encontro foram recortes básicos, passando por um produzido por um outro grupo de estudos, um do Malatesta, um do Kropotkin e outro que abordavam as diferentes correntes do anarquismo. Deliberamos que vamos produzir um texto com as reflexões despertadas durante o debate.

Uma questão importante foram às deliberações sobre as próximas reuniões e atividades, que deixarem para publicar após a construção coletiva como escrevi no parágrafo anterior

Não posso esconder a felicidade que é discutir um tema que há tempo venho lendo, ouvir diferentes idéias e opiniões, fugindo dos preconceitos convencionais seja nos bancos universitários ou até mesmo em alguns seguimentos das lutas sociais locais. Agora é colocar os dois pés no chão e efetivar as ações do GEIPA e demais atividades relacionadas.

Um comentário:

neander disse...

A vontade de participar é enorme, mas quinta feira é dia de Iara. Avisa quando tiver, pq se for num dia que a gente for dispensado, posso ir pra conhecer!