domingo, 15 de junho de 2008

[Lutas sociais] As tensões nos campos e nas cidades.

As horas anteriores a uma viagem longa e de muitos dias, como vou enfrentar, deveria despertar a minha necessidade de organizar a mochila e todas as tralhas que deveria levar. Porém estou na internet lendo uma entrevista e resolvi elaborar uma breve postagem.

O blog Plantados no Chão é um trabalho de continuidade do livro com o mesmo nome, que aborda a questão dos assassinatos políticos território brasileiro do tempo presente.

A autora do livro e logo do blog é a jornalista Natalia Viana e o entrevistado é Edson Teles, membro da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil e organizador da página www.desaparecidospoliticos.org.br.

Os anos de chumbo se foram, mas os crimes contra os homens e mulheres que estão na luta por uma vida digna persiste, chegando ao ponto da jornalista Natalia Viana escrever “hoje em dia se mata tanto por motivos políticos do que naquela época”. Por isso leia a entrevista e acompanhe com visitas freqüentes o blog Plantados no Chão.

Pensando a realidade de Joinville-SC não posso afirmar a existência de assassinatos políticos, mas buscando aprofundar a questão encontraremos uma série de relatos de violências, perseguições a trabalhadores que organizam oposição sindical, a militantes do Movimento Passe Livre e outras questões. Infelizmente quase nada é noticiado sobre esse problema e por isso talvez um dia poderá vir a tona na mídia local da pior maneira. Espero, honestamente, que não venha se realizar jamais essa realidade por aqui.

Leia a entrevista aqui

Nenhum comentário: