domingo, 7 de setembro de 2008

[ "Anti" - Campanha Eleitoral ] Os autoritários de ontem e os de hoje.

Fomos educados-as por conta do ensino de História para não percebermos a cidade como parte do Brasil. Por conta disso não percebemos que a Ditadura Militar (1964-85) também passou por aqui e deixou suas marcas.

Talvez por isso a foto do lado poderá receber a interpretação como um momento feliz de dois políticos da cidade. Mas uma rápida pesquisa no Google digitando o nome do ex-prefeiro Nilson Bender você encontrará um “artigo” do atual secretário estadual da educação (sic), Paulo Bauer que diz:

Em 1965 Nilson Bender se elegeu prefeito e pensou a Joinville para os dias de hoje.(...) Sua fama se espalhou. Era tempo dos generais no poder. O presidente Castelo Branco mandou dizer que ele seria indicado governador de Santa Catarina. Castelo Branco morreu. Costa e Silva o sucedeu e manteve o projeto de fazer Bender o governador dos catarinenses. Mas este também adoeceu, e SC perdeu a oportunidade de ser governada por um homem que certamente ficaria na história com sua visão de construir com pessoas o progresso e prosperidade de sua terra.”

O trecho acima alimentou três considerações:

1 – No período da Ditadura Militar Brasileira (1964-85) não tínhamos presidentes no poder, mas sim ditadores militares que instaram o medo e assumiram realizações vergonhosas para qualquer pessoa que acredita nos seres humanos.

2 – A indicação para Governador é uma prática muito distante da democracia. Assim é impossível perceber uma intervenção como uma razão de mérito.

3 – Nilson Bender administrou a cidade pensando para os dias de hoje? Por isso vive abraçando homens e mulheres que são responsáveis políticas para beneficiar a classe empresarial e realizarem práticas anti-democráticas nos dias de hoje. O que podemos considerar é que pensou e deixou suas permanências autoritárias na cidade.

____________________________________________________________________

Na imagem está o queridinho dos ditadores militares, Nilson Bender, apertando a mão do candidato a Prefeito Darci de Matos. Fonte da imagem clique aqui.

Nenhum comentário: