sexta-feira, 19 de setembro de 2008

[ "Anti" - Campanha Eleitoral ] Quem o DCE da UNIVILLE representa ?

No final da tarde de ontem fui ao Ginásio de Esporte da UDESC – Campus Joinville – assistir o debate dos candidatos a PMJ. O evento promovido pela entidade representativa dos-as estudantes – Danma – lotou a arquibancada do lugar esportivo.

Os debates televisivos são moderados e até mesmo falsos, com toda aquela infra-estrutura e dicas dos marqueteiros dizendo como os candidatos deverão se portar. No evento promovido pelo Danma até que havia uma prática mais autentica dos candidatos, ou seja, os “ataques” aparecerem em determinados momentos.

O que me leva a escrever a simples postagem não é o debate em si. Mas uma presença em especial, que no caso é do presidente do DCE da UNIVILLE, entidade máxima da representação estudantil do campus universitário ao lado da UDESC. O nome da figura é o “esportista” e estudante profissional Carlos G, da gestão MUDE – Movimento em Defesa dos Estudantes.

Nos dois últimos anos que estudei na UNIVILLE e participei do “movimento” estudantil universitário do CAMPUS. O enfretamento e o debate que o “movimento” deveria atender e representar as necessidades dos-as estudantes e não os interesses externos, como dos partidos políticos, foi o eixo de diversas discussões..

O presidente Carlos G. era questionado em todos os momentos se estava ali por quais razões, seria um braço dos “Democratas (antigo PFL)? Ele negava, assim como dizia que seu “sonho” era não sair como candidato a vereador pelo antigo PFL. Sempre negava e afirmava que era boato, até mesmo quando o colunista do Jornal A notícia, Jefferson Saavedra, noticiou que o DCE estava apoiando a candidatura do Darci de Matos.

No final da tarde de ontem a verdade veio à tona, o presidente do DCE da UNIVILLE, Carlos G caminhava pelo Ginásio da UDESC com um expressivo logo no peito, em que tinha o número 25, assim indicando para qual lado está jogando.

O lado dos seus interesses é a continuidade de detonar as necessidades básicas dos-as estudantes nos bancos da UNIVILLE: a defesa do não repasse das bolsas aos estudantes, o indicativo de continuar as práticas das vagas de estágio na PMJ via “QI”, a favor do aumento das passagens no transporte coletivo, contra o passe livre estudantil e que o movimento estudantil universitário realmente não ocorra de acordo com as reais necessidades dos-as estudantes.

Por isso, DCE da UNIVILLE igual Darci de Matos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nunca fui efetivamente atuante no movimento estudantil na Univille, mas de certa forma ficava por dentro do que acontecia através do pessoal de história. O que dizer do apoio desse fulano ao DEM? Talvez nada de inesperado. Pra ver que a palavra sonho tem sido tão mal empregada e desvirtuada hein!

Anônimo disse...

Eu fico estarrecida com o fato de um estudante que teoricamente participa do "movimento estudantil", pois representa o DCE de uma universidade, apoiar o DEM! esse partido é um absurdo! Utilizar o nome de "Democratas" é uma imensa contradiação histórica... os partidários do hoje "DEM" estavam entre os principais apoiadores do regime ditatorial militar no Brasil, ou seja, de Democratas não tem NADA! Esse estudante, que faz parte do DCE desconsidera a história do Brasil! É lógico que muitas pessoas fazem isso, mas o fato de um estudandte que aparentemente faz parte do movimento estudadntil colar no peito um adesivo do DEM me deixa horrrorizada... (mas, pensando bem, nem tão horrorizada assim, afinal estamos falando de Joinville... infelizmente!)