sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Joinville, uma cidade racista ?

O preconceito está inserido em nossas vidas, em diversos espaços somos educados-as em condições desiguais e somos levados a continuar as práticas preconceituosas. Porém sempre que possível soltamos a frase: "eu não sou racista." ou "não tenho problemas com gays ou lésbicas".

Olha, alguém poderá descer o cacete nessa postagem... Afinal, perguntar se Joinville é uma cidade racista é quase um pecado mortal, já que a história oficial tratou de escamotear a trajetória do povo negro no processo histórico da cidade. Mesmo que o momento da fundação de Joinville seja o "final" do escravismo brasileiro.

Felizmente, pessoas como a Consola, professora de história, militante dos direitos humanos e negra sempre pautou a presença do racismo na cidade dos "príncipes". O racismo e os demais preconceitos ainda estão nas ruas da cidade, um exemplo foram as considerações da estudante Luana Vilma da Rosa, que trouxe a denúncia as páginas do semário Gazeta de Joinville (leia a matéria clicando aqui.)

Cada um de nós carrega um preconceito, todos os dias a reflexão é um dos elementos centrais para esmagar todos os nossos preconceitos, seja contra o povo negro, gays, lésbicas, travestis, paranaenses, nordestinos, morador do Jardim Paraíso e assim vai...

5 comentários:

Leonel Camasão disse...

procure no btemplates.com
:D
depois te ensino a instalar
abraços

Wesley disse...

eu tenho um preconceito de um certo grupo de pessoas, não tenho vergonha de assumir isso (só não tenho orgulho disso).

acho q todos os vegans são chatos!

é verdade, não consigo me relacionar com as pessoas q tem essa opção!
se uma pessoa me diz q é vegan eu já descarto ela do meu cérebro na hora!
q triste né?! e não é uma coisa falsa, não é que eu não queira dar o braço a torcer, é uma coisa real msm!
não tenho controle!

não sei pq ajo dessa maneira...

e vc senhor maikon?

qual o tipo de pessoas q vc evita?

Wesley disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre Lemke disse...

Maikon, houve uma série de posts no blog Liberal Libertário Libertino sobre racismo. O mais interessante nem são os posts em si, mas sim os comentário, a luta incessante em negar o racismo no Brasil. Vale a pena conferir

http://www.interney.net/blogs/lll/?cat=2280

Anônimo disse...

Joinville é uma cidade muito preconceituosa em todos os sentidos, apesar de que os cidadãos questionados a respeito desse assunto desmentem seus reais interesses! Ate os bairros sao menosprezados por seus moradores. E penso que isso ocorre pelos imigrantes que vem pra nossa cidade a procura de empregos e fazem de nossa cidade o pódio de racismos e preconceitos afetando ate mesmo os nativos Joinvillenses!