segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Mal estar noturno e matinal

O mal estar é superior do que ao assistir Saló ou Irreversível.


Antes de dormir resolvi assistir o filme “Baixio das Bestas”, do Cláudio Assis, o que provocou uma péssima noite de sono e ao acordar encontrei um cenário mental horrível e sem um pingo de prazer.



O elenco é com figurinhas fodas do cinema produzido no Brasil, ao mesmo tempo em que busca elementos de montagem reconhecida como “cinema marginal”, o que no meu olhar não o faz um filme marginal, já que os patrocinadores estatais deram o financiamento da produção.


É melhor acabar por aqui.



Caso você esteja muito feliz e deseja um pouco de mal estar, assista “Baixio das Bestas”.




O filme completo aqui.


Um comentário:

Wesley disse...

cinema marginal não trata-se de falar sobre pessoas que estão a margem da sociedade.
se fosse só isso (conteúdo) "cidade de deus" e "tropa de elite" seriam considerados filmes marginais. e não são.

cinema marginal é sobre linguagem cinematográfica. a forma que se cria o filme. totalmente fora dos padrões calcados nos anos 10 por d.w. griffith e acolhidos como dogma por toda a sociedade cinematográfica e tb pela grande maioria do publico mundial por ser facilmente digerível, fazendo com que vc pense o mínimo possível.

na verdade esse rótulo de cinema marginal nunca foi bem aceito pelos artistas que produziam esses filmes livres da regras tradicionais do cinema.

é bem mais preferível falar em cinema moderno ou cinema de invenção ou criação.

Julio Bressane, Rogério Sganzerla, Elyseu Visconte , José Mojica Marins, Amdrea Tonacci são os nomes mais representativos aqui no Brasil. Helena Ignez é a musa.

e como vc pode imaginar esse tipo de cinema é raridade hoje em dia. mas ainda há pessoas corajosas e d mentalidade livre para criar obras vertiginosas que fazem nossa cabeça girar.
Recentemente vi o filme "japan, japan" de Lior Shamriz q encerrou a mostra mix brasil na Up!

nunca me esquecerei desta sessão nem deste filme. não é dificil achar o download torrent dele, só q só existem legendas em ingles, é um filme israelense.