quarta-feira, 9 de setembro de 2009

30 ano de Anistia em exposição virtuals

Fotografias, capas de livros, panfletos, cartas pessoais, desenhos, arte, recortes de revistas, de jornais produzidos no Brasil, nos países da América Latina e em outros países do mundo que buscavam abertura para a democracia representativa e direitos humanos foram retiradas dos arquivos pessoais e públicos para a exposição "30 anos de Anisitia" publicados na página da Fundação Perseu Abramo.



A exposição “30 anos de Anistia” é interessante por trazer um banco de imagens e informações importantes para o debate da história recente do Brasil, mesmo que os movimentos sociais e o sindicalismo revolucionário não entraram na pesquisa. Afinal, trazer importância do anarquismo para a História do Brasil já é demais.


"O jornalista Hamilton Almeida Filho demonstrou na redação do jornal Movimento, em 1978, o método de tortura largamente utilizado durante toda a ditadura. [Fonte: Movimento, 09/10/1978]"


A exposição “30 anos de Anistia” tem a curadoria da Dainis Karepovs e Glaucia Cristina Candian Fraccaro ligadas a Fundação Perseu Abramo, que segundo a página da Fundação diz que “foi criada em 1996 pelo Partido dos Trabalhadores para desenvolver projetos de caráter político-cultural. Recebeu o nome de Perseu Abramo para homenagear o jornalista e professor universitário que participou da fundação do PT e sempre trabalhou para a construção do modo petista de refletir e formular.


O mundo e suas contradições: A Fundação ligada ao PT . O mesmo PT do governo federal, onde tem papel omisso frente à revisão da anistia que beneficiou os-as criminosos-as brasileiros, que em nome do Estado Brasileiro, perseguiram, torturam e mataram todos-as aqueles-as lutadores-as por democracia e direitos humanos.


7 comentários:

Neander disse...

Uma coisa é lembrar que aconteceu, outra coisa diferente, e muito mais complexa, é deixar punir os torturadores.

O governo federal pode perder parceiros perigosos se isso for feito.

Anônimo disse...

O que mais me deixa puto é fazer a postagem e pensar que existe gente pensando q sou petista.

por exemplo, teu amigo e do marco, o Charli Bardini andou soltando que sou do PT, mas me faço de anarquista para desmobilizar outras frentes políticas.

peloamordedeus.

maikon k
www.vivonacidade.blogspot.com

GepaFeminista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GepaFeminista disse...

Porra MK!

Tua postagem veio na hora mais acertada!

Meu projeto de ensino é exatamente sobre a ditadura militar, 64-85, e estava procurando umas paradas fodas assim para as aulas.

Valeuz!

vou utilizar, além da foto, teu blog como referência da aula.

Gradecida! =D

Oz.

Anônimo disse...

Oi Mk! Legal seu blog! Tava procurando algo assim: politizado, mas bem escrito. Vc escreve de um jeito legal. Fala do cotidiano, mas não banaliza. Tem um ponto de vista sóbrio, mas não cético! Legaus!:-) Espero que vc também saiba receber um elogio ! Sério, não fique desconfiado. Não quero explorar sua mais valia, nem te chamar pra sair hahaha Mas não entendi o que vc quis dizer com isso:
"O mesmo PT do governo federal, onde tem papel omisso frente à revisão da anistia que beneficiou os-as criminosos-as brasileiros, que em nome do Estado Brasileiro, perseguiram, torturam e mataram todos-as aqueles-as lutadores-as por democracia e direitos humanos". Até o papel omisso eu entendi.E o governo é omisso em várias coisas. Mas depois fica dúbio: a anistia beneficoiu criminosos? (sim também ,mas o PT não tem culpa disso exatamente. o movimento de anistia queria ajudar os presos políticos! Tá o geverno federal devia prender os torturadores! Claro! Mas o governo não "perseguiram e mataram". Foram os torturadores e o governo não faz o que deve em relação aos torturadores porque não quer perdr aliados. Tá! É isso que vc quis dizer? Política é foda Mk! Sabe "O Príncipe" do Maquiavel, explica um pouco como o Lula consegue se manter a tanto tempo no poder. Apesar de tudo, gosto do Lula. Mas "pão ou pães é questão de opiniães". Saudações corinthianas e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

quem é o-a corinthiano (ou a) que escreveu ?


tentando esclarecer: lendo somente esas postagem permite a dúvida em relação a minha noção de criminosos, mas acompanhando as outras postagem sobre o tema vc perceberá que criminosos são os torturadores, mesmo Estado Brasileiro naqueles anos negando a tortura, está mais do que claro, hoje, que acontecia sob a tutela do Estado.

Sim, a anistia beneficiou criminosos. agora não tenho o número da resolução da ONU, mas é uma resolução anterior ao ano de 1968, onde a ONU determina que nenhum Estado, ligada a ela, poderá permitir a anistia a si mesmo.... foi o caso do Brasil, o Estado perseguio, torturou e matou....quando foi interessante ao Estado acabar com esse processo político resolveu ceder a anistia. estranho, não ?

Hoje, o Governo Federal, não faz questão de abrir completamente os documentos da ditadura militar, enquanto a justiça brasileira não faz justiça, mas faz política da pior maneira, ou seria da maneira que estamos acostumados....

brigado pelo elogio, mesmo tendo dificuldades de lidar com os elogios.hehehe
maikon k

Anônimo disse...

[url=http://hfh50bml4l.700megs.com/hp_deskjet_3820_software.html]hp deskjet 3820 software[/url]
Education is when you read the fine print; experience is what you get when you don't.
wadon17k